Relatório final da ESMA sobre sistemas e controles em um ambiente comercial automatizado União Européia 17 de fevereiro de 2012 Em 22 de dezembro de 2011, a Autoridade Européia de Valores Mobiliários e Mercados (ldquoESMArdquo) emitiu seu relatório final sobre os sistemas e controles em um ambiente de negociação automatizado para plataformas de negociação, empresas de investimento E as autoridades competentes. O relatório final contém orientações para todos os participantes do mercado financeiro e as autoridades competentes relevantes. Este artigo fornece uma visão geral do relatório final e das diretrizes. Âmbito do Relatório Final Além do documento de consulta emitido pela ESMA em 20 de julho de 2011, e os comentários recebidos, em relação aos requisitos organizacionais em ambientes de negociação altamente automatizados, as diretrizes incorporadas no relatório final abrangem as três questões seguintes: a operação de eletrônicos Sistemas de negociação (ldquoETSrdquo) por mercados regulamentados ou facilidades de negociação multilaterais (ldquoMTFsrdquo), o uso de ETS, incluindo algoritmos de negociação, por empresas de investimento para negociação por conta própria ou para a execução de pedidos em nome de clientes e fornecimento de Acesso Direto ao Mercado (LdquoDMArdquo) ou Acesso patrocinado (ldquoSArdquo) por empresas de investimento. As diretrizes foram redigidas para garantir que elas se aplicam à negociação de qualquer instrumento financeiro (conforme definido na Diretoria de Mercados em Instrumentos Financeiros (ldquoMiFIDrdquo)) em um ambiente automatizado, ao contrário de ser restringido unicamente à negociação de ações. As diretrizes entrarão em vigor um mês após a publicação das diretrizes e quaisquer recomendações no site oficial da autoridade competente de cada estado. Com base nesta linha do tempo, a ESMA espera que todos os participantes do mercado financeiro e as autoridades competentes estejam em condições de cumprir as diretrizes até 1 de maio de 2012. As autoridades competentes devem informar a AEVMM da sua intenção de cumprir as diretrizes e informar a ESMA da Motivos de incumprimento quando decidem não adotar as diretrizes. Este requisito não é aplicável aos participantes do mercado financeiro. As diretrizes foram emitidas em cada uma das seguintes rubricas listadas e discutidas brevemente abaixo: Requisitos organizacionais para mercados regulamentados, instalações de negociação multilaterais, ETS e empresas de investimento. ETS (incluindo algoritmos de negociação) Esta diretriz exige que os mercados regulamentados, MTFs e empresas de investimento que utilizam ETS (incluindo Algoritmos de negociação no caso das empresas de investimento) garantem que estão em total conformidade com as obrigações atribuídas ao uso desses sistemas no âmbito da DMIF e quaisquer outras leis aplicáveis. Além disso, os sistemas devem ser estruturados de modo a garantir que eles possam se adaptar a qualquer empresa colocada através deles e sejam robustos o suficiente para garantir a continuidade e regularidade do negócio em tempos de interrupção. Ao cumprir os requisitos desta orientação, um regime de governança claro é essencial para garantir que todas as obrigações regulatórias sejam cumpridas e que todas as considerações pertinentes sejam avaliadas ao tomar decisões em relação à adesão às obrigações regulatórias. A equipe de conformidade deverá entender o funcionamento dos sistemas de negociação utilizados, mas não é necessário ter conhecimento das propriedades técnicas de tais sistemas. Além disso, espera-se que o ETS tenha capacidade suficiente para lidar com qualquer aumento razoavelmente previsível no volume de mensagens. Além disso, procedimentos de continuidade de negócios adequados devem ser implementados de modo que as falhas do sistema ou outros eventos prejudiciais causem a menor interrupção da operação do ETS possível. Também se espera que os participantes nos mercados financeiros assegurem que os testes apropriados tenham lugar antes do lançamento de um ETS ou de qualquer atualização desse sistema. Isso ajudará os participantes do mercado a garantir que todas as operações estejam em conformidade com a DMIF e que elas possam funcionar efetivamente em condições de mercado estressadas. No que se refere às empresas de investimento que utilizam algoritmos, o teste deve consistir em simulações de desempenho, testes de volta ou testes dentro de um ambiente de teste ETS adaptado às estratégias utilizadas pela empresa de investimentos. O monitoramento contínuo do ETS e os algoritmos de negociação serão necessários e isso deve ocorrer em tempo real. Além disso, espera-se que todos os participantes do mercado financeiro disponham de procedimentos para garantir que o número correto de funcionários, com os conhecimentos necessários, esteja em vigor para gerenciar o ETS. Finalmente, os responsáveis pela segurança devem assegurar que a segurança física e eletrônica do ETS e os algoritmos de negociação sejam mantidos de modo a evitar o acesso ou abuso não autorizado. Os registos relativos a todos os aspectos do ETS e aos algoritmos de negociação e, de facto, os registos em relação a cada uma das áreas destacadas por todas as orientações, devem ser mantidos por um período de 5 anos para permitir que as autoridades competentes avaliem a conformidade com todos os requisitos regulamentares se Surge a necessidade. Requisitos organizacionais para mercados regulamentados e MTFs para promover uma negociação justa e ordenada em um ambiente de negociação automatizado. Os mercados regulamentados e os MTFs deverão implementar procedimentos destinados a assegurar a negociação justa e ordenada no ETS. Para assegurar que as partes comerciais justas e ordenadas sejam obrigadas a realizar a devida diligência adequada às pessoas que solicitem acesso ao ETS e que não sejam consideradas instituições de crédito ou empresas de investimento de acordo com a legislação aplicável. Devem ser tomadas etapas para verificar se membros ou usuários do ETS utilizam sistemas compatíveis com o próprio ETS. Os controles pré e pós-comércio adequados também são um requisito de acordo com esta diretriz, com especial atenção aos controles sobre o preço e as quantidades da ordem de filtragem. O relatório final também recomenda que sejam introduzidas normas para lidar com os membros ou usuários que serão capazes de fazer uso de sistemas de entrada de pedidos. Uma ferramenta importante através da qual mercados regulados e MTFs podem garantir uma negociação justa e ordenada dentro do ETS, é a capacidade de interromper todo ou parte do acesso por membros e usuários do ETS. Isso pode, por sua vez, envolver a capacidade de cancelar, alterar ou corrigir uma transação. A capacidade de interromper a negociação desta forma pode ser necessária para manter a operação justa e ordenada do ETS e um quadro que descreva esse poder deve ser disponibilizado aos membros e usuários do ETS. O ETS deve ser monitorado o mais próximo possível do tempo real, de modo a permitir que mercados regulamentados e MTF visem possíveis casos de negociação injusta ou desordenada. Os responsáveis pela supervisão do ETS devem ter conhecimento do funcionamento do RCLE e devem estar à disposição das autoridades competentes e ter a autoridade para tomar medidas correctivas nos casos em que uma negociação justa e ordenada no ETS esteja em risco. Esses requisitos também serão aplicáveis às empresas de investimento em seus requisitos organizacionais em relação a negociação justa e ordenada, discutido em mais detalhes abaixo. Por último, devem existir riscos significativos, que possam comprometer a negociação justa e ordenada no ETS, e onde esses riscos possam se concretizar, são esperadas notificações às autoridades competentes de cada Estado-Membro. Requisitos organizacionais para as empresas de investimento para promover uma negociação justa e ordenada em um ambiente de negociação automatizado. A orientação geral nesta rubrica exige que as empresas de investimento tenham políticas e procedimentos voltados para garantir uma negociação justa e ordenada no ETS, a fim de assegurar o cumprimento da DMIF e Todas as outras leis aplicáveis. Tais políticas e procedimentos também abrangerão os casos em que a empresa de investimento fornece DMA ou SA. A capacidade de bloquear ou cancelar pedidos deve ser incorporada em qualquer conjunto de políticas e procedimentos desenvolvidos pela empresa de investimento e deve ser ativada quando as encomendas enviadas não atendem a preços fixos ou parâmetros de tamanho. Da mesma forma, se parecer que um comerciante está a enviar ordens para instrumentos financeiros que a empresa de investimento sabe que o comerciante não tem permissão para negociar, os procedimentos devem estar em vigor para bloquear essas ordens quando elas surgirem. Qualquer pedido que possa prejudicar os próprios limiares de gestão de risco das empresas de investimento também deve estar sujeito a bloqueio ou cancelamento automático. Pode haver casos em que a empresa de investimento deseja executar um pedido que pode ser automaticamente bloqueado pelos próprios controles pré-negociação da firma. Nesses casos, os procedimentos devem ser desenvolvidos para que a equipe de conformidade e gerenciamento de riscos esteja ciente quando se propõe substituir os controles pré-comerciais. A aprovação de tais ações pela equipe de conformidade e gerenciamento de riscos deve ser necessária antes da execução do pedido. Finalmente, como discutido acima em relação aos mercados regulamentados e aos MTF, todos os riscos significativos susceptíveis de prejudicar a negociação justa e ordenada de um ETS, ou riscos que possam ter cristalizado, devem ser comunicados à autoridade competente dos Estados-Membros. Requisitos organizacionais para mercados regulamentados e MTFs para evitar abusos de mercado (em particular, manipulação de mercado) em um ambiente de negociação automatizado. A orientação relativa à proteção do ETS por manipulação de mercado de abuso de mercado requer a implementação de políticas e procedimentos, cujo objetivo é ajudar Conduta de identidade pelos membros ou usuários do ETS que podem envolver abusos de mercado. A diretriz destaca especificamente exemplos do que pode constituir manipulação de mercado, como (i) ordens de ping, (ii) cotação de recheio, (iii) ignição momentânea e (iv) camadas e falsificações. Para evitar ocorrências de manipulação de mercado de abuso de mercado, os funcionários com conhecimento de regulamentação e o funcionamento do ETS devem ser implantados de modo a monitorar as atividades comerciais dos participantes no ETS e a levantar suspeitas de abuso de mercado à medida que surgem. Os sistemas operados pelo ETS também devem ser capazes de detectar casos de transações suspeitas. Além disso, devem ser tomadas medidas para garantir que os relatórios de negociação suspeita (ldquoSTRsrdquo) sejam feitos com respeito a transações suspeitas e pedidos sem demora. Requisição organizacional para as empresas de investimento para evitar abusos de mercado (em particular manipulação de mercado) em um ambiente de negociação automatizado Esta diretriz é emitida de forma a garantir que as empresas de investimento tomem medidas para garantir que seu ambiente de negociação automatizado não dê origem a manipulação de abuso de mercado. Conforme mencionado acima na orientação anterior, no contexto de mercados regulamentados e MTFs, o pessoal totalmente qualificado com a operação do ETS deve estar no lugar e ter o poder de desafiar pessoal suspeitado de negociação considerada Para ser de natureza suspeita. Para auxiliar o pessoal neste procedimento, deve ser providenciado treinamento regular sobre o que constitui abuso de mercado. O monitoramento das atividades de indivíduos e algoritmos é necessário para registrar transações que podem apontar para a manipulação do abuso de mercado, incluindo o comportamento do mercado que suscita preocupações se a empresa de investimento tiver acesso a essa informação. Semelhante à orientação anterior, os procedimentos que regem a submissão de STRs, em relação a transações suspeitas e ordens de cobertura, precisam ser implementados e uma revisão periódica de todos os procedimentos internos deve ser conduzida para garantir que os padrões mais elevados sejam mantidos. Tal como acontece com todos os outros registos, as empresas de investimento devem manter uma auditoria que rastreie a forma como cada evento de comportamento suspeito foi tratado e se um STR foi arquivado ou não, por um período de cinco anos para permitir que as autoridades competentes monitorizem Conformidade com as obrigações aplicáveis. Requisitos organizacionais para mercados regulamentados e MTFs cujos membros participantes e usuários fornecem DMA SA A diretriz abrangida por este título exige que o ETS empregue políticas e procedimentos para garantir uma negociação justa e ordenada é mantido nos casos em que o ETS oferece aos membros e usuários do ETS o Capacidade de fornecer DMA ou SA. Aderir a esta orientação significa que membros e usuários do ETS devem estar cientes de que são totalmente responsáveis pela submissão de pedidos via DMA e SA e que serão impostas sanções se for determinado que as violações das regras e procedimentos para a colocação de ordens Foram violados. Juntamente com este requisito é a necessidade de os membros e usuários do ETS realizar a diligência exigida em clientes que solicitam DMA ou SA. No que diz respeito à SA em particular, a ETS que não está convencida de a capacidade daqueles com SA de aderir aos procedimentos em vigor para uma negociação justa e ordenada deve ter a capacidade de suspender ou retirar SA. Conectado a isso, é exigido que o ETS tenha a capacidade de interromper as ordens de uma pessoa que comercializa através da SA separadamente da capacidade de parar as ordens do membro que patrocine esse acesso de pessoa. Finalmente, o ETS deve ter procedimentos em vigor, oferecendo-lhes a capacidade de rever os sistemas internos de controle de risco empregados pelos membros e usuários em relação aos serviços DMA e SA que eles podem oferecer aos clientes. Os requisitos organizacionais para as empresas de investimento que fornecem empresas de investimento DMA e SA com a capacidade de oferecer aos seus clientes DMA ou SA devem estabelecer e manter políticas e procedimentos adequados para garantir que aqueles que negociam via DMA ou SA o façam em conformidade Com as regras do ETS em questão. Esta diretriz, como as outras discutidas acima, está voltada para garantir que os mercados regulamentados, MTFs e empresas de investimento estão cumprindo suas obrigações de acordo com a DMIF e outras leis relevantes. A due diligence realizada pelas empresas de investimento sobre os clientes que desejam prestar serviços DMA ou SA deve ser adaptada ao cliente individual, levando em consideração o risco que o cliente colocou, a forma de negociação que o cliente irá envolver e O tipo de serviço que a empresa de investimentos deseja fornecer. Essa devida diligência pode envolver a avaliação daqueles que serão autorizados a realizar ordens, o histórico histórico comercial do cliente e quaisquer leis sob as quais o cliente possa ser regulado. A responsabilidade pela modificação dos controles pré-comerciais cabe apenas à empresa de investimentos e não será permitida nenhuma modificação pelo cliente DMA ou SA. Em conjunto com isso, nenhum pedido ou troca do cliente DMA ou SA pode ser colocado em um mercado regulamentado ou MTF sem estar sujeito a controles pré-comerciais. Todas as etapas tomadas para assegurar uma negociação justa e ordenada ou para monitorar instâncias de manipulação de abuso de mercado, conforme discutido acima, são igualmente aplicáveis às atividades dos clientes da DMA ou da SA. Para garantir que seja realizada uma monitorização adequada, espera-se que as empresas de investimento sejam capazes de identificar separadamente as operações instauradas pelos clientes DMA ou SA de outras transações que possam ser contratadas pela empresa de investimentos. Negociações por clientes DMA ou SA também devem ser capazes de serem imediatamente interrompidas ou descontinuadas, se necessário. Arquivado em Tagged com as diretrizes da ASMA diretrizes da ESMA em sistemas e controles em um ambiente de negociação automatizado. Em 24 de fevereiro de 2012, a ESMA emitiu diretrizes sobre sistemas e controles em um ambiente de negociação automatizado. O objectivo destas orientações é promover a convergência da UE nas práticas de supervisão em matéria de negociação automatizada e ajudar a proporcionar condições equitativas para os investidores. Os principais temas da orientação são os seguintes: Governança clara e formalizada Treinamento efetivo para manter a competência Gerenciamento controlado de Risco Monitoramento da atividade de negociação Gerenciamento da capacidade do sistema automatizado de negociação, resiliência e planejamento de continuidade de negócios Manutenção de registros e revisão periódica Os itens principais para empresas de investimento estão listados abaixo: Cumprir até 1 de maio de 2012, sob reserva das diretrizes de adoção da autoridade competente, baseiam-se nas práticas recomendadas da indústria atual da MiFID, com pouca necessidade de qualquer alteração prevista pela AEVMM, daí as diretrizes da data de maio aplicáveis aos Mercados Regulados, MTFs, empresas de investimento e empresas que oferecem DMA SA (Acesso direto ao mercado direto) requisitos organizacionais para as empresas de investimento sistemas de negociação eletrônica (governança, capacidade 038 resiliência, continuidade do negócio, testes, monitoramento 038 revisão, segurança, pessoal, manutenção de registros por 5 anos) requisitos organizacionais para empresas de investimento para promover produtos justos e Negociação ordenada (bloqueio de ordem S por parâmetros de tamanho de preço, permissões de negociação, gerenciamento de risco pré-negociação, aprovação de relatórios de substituições de controles pré-negociação, treinamento de conformidade de entrada de pedidos, monitoramento de plataforma de mercado para sinais de comércio desordenado, controle de tráfego de mensagens) requisitos organizacionais para investimento As empresas que impedem as empresas de abuso de mercado devem dispor de sistemas adequados, com alertas automáticos, para acompanhar as atividades de negociação (comerciantes próprios, algos, clientes e DMA SA para comportamento de manipulação de mercado (por exemplo, Pedidos de ping, cotação de recheio, rampagem, encoberta 038 de falsificação), cross-market cross-asset class e sinalizar qualquer coisa susceptível de suspeitar usando um nível suficiente de requisitos de granulometria de tempo para as empresas de investimento que fornecem DMA SA acesso nu é proibido, as empresas precisam Para identificar separadamente ordens e transações de clientes da DMA SA e poder interromper as negociações. Não houve um período de implementação oficial que você normalmente esperaria com qualquer mudança proveniente de Bruxelas, principalmente porque pouca alteração foi prevista pela ESMA. As diretrizes foram citadas como sendo baseadas nas melhores práticas da indústria, que já estavam no local. Espera-se que as orientações possam ser levadas adiante para a legislação no âmbito da DMIF II (e a revisão da Directiva relativa ao abuso de mercado, MAD). Clique aqui para obter uma visão geral dos principais temas de orientação e pontos de discussão. Última atualização 10 de maio de 2013 Inscreva-se para atualizações Conheça a equipe Copyright copy 2016 Fidessa group plc. Todos os direitos reservados. As informações contidas neste site são fornecidas apenas para fins informativos. A Fidessa usará cuidados razoáveis para garantir que as informações sejam precisas no momento em que elas estiverem disponíveis, e durante o período em que permanecer no site. 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