ESOs: Contabilidade para as opções de ações do empregado Por David Harper Relevância acima Confiabilidade Não revisaremos o acalorado debate sobre se as empresas devem avaliar as opções de ações dos empregados. No entanto, devemos estabelecer duas coisas. Em primeiro lugar, os especialistas do Financial Accounting Standards Board (FASB) queriam exigir opções de despesa desde o início da década de 1990. Apesar da pressão política, a despesa se tornou mais ou menos inevitável quando o Conselho Internacional de Contabilidade (IASB) exigiu isso devido ao empenho deliberado para a convergência entre os padrões de contabilidade estadunidenses e internacionais. (Para leitura relacionada, veja The Controversy Over Option Expensing.) Em segundo lugar, entre os argumentos, há um debate legítimo sobre as duas principais qualidades de informações contábeis: relevância e confiabilidade. As demonstrações financeiras exibem o padrão de relevância quando incluem todos os custos materiais incorridos pela empresa - e ninguém negou seriamente que as opções sejam um custo. Os custos reportados nas demonstrações financeiras atingem o padrão de confiabilidade quando são mensurados de forma imparcial e precisa. Essas duas qualidades de relevância e confiabilidade muitas vezes chocam no quadro contábil. Por exemplo, o setor imobiliário é transportado pelo custo histórico porque o custo histórico é mais confiável (mas menos relevante) do que o valor de mercado - ou seja, podemos medir com confiabilidade quanto gastou para adquirir a propriedade. Os oponentes da despesa priorizam a confiabilidade, insistindo que os custos das opções não podem ser medidos com precisão consistente. O FASB quer priorizar a relevância, acreditando que ser aproximadamente correto na captura de um custo é mais importante corretamente do que ser exatamente errôneo ao omitá-lo completamente. Divulgação necessária, mas não reconhecimento por agora A partir de março de 2004, a regra atual (FAS 123) exige divulgação, mas não reconhecimento. Isso significa que as estimativas de custos de opções devem ser divulgadas como uma nota de rodapé, mas não precisam ser reconhecidas como uma despesa na demonstração do resultado, onde eles reduziriam o lucro (lucro ou lucro líquido) reportado. Isso significa que a maioria das empresas atualmente contabiliza quatro números por ação (EPS) - a menos que eles voluntariamente optem por reconhecer as opções já que as centenas já fizeram: Na demonstração do resultado: 1. Básicas EPS 2. Diluted EPS 1. Pro Forma Basic EPS 2. O EPS Diluído EPS Pro Diluído Pro Forma Captura Algumas Opções - Aqueles que são Antigos e no Dinheiro Um desafio fundamental no cálculo do EPS é uma potencial diluição. Especificamente, o que fazemos com opções pendentes, mas não exercitadas, opções antigas outorgadas em anos anteriores que podem ser facilmente convertidas em ações ordinárias em qualquer momento (isto aplica-se não apenas a opções de ações, mas também a dívida convertível e alguns derivativos.) Diluído O EPS tenta capturar essa diluição potencial usando o método do estoque de tesouraria ilustrado abaixo. Nossa empresa hipotética possui 100 mil ações ordinárias em circulação, mas também possui 10.000 opções pendentes que estão em dinheiro. Ou seja, eles foram concedidos com um preço de exercício 7, mas o estoque subiu para 20: EPS básico (ações ordinárias de renda líquida) é simples: 300,000 100,000 3 por ação. O EPS diluído usa o método do Tesouro-estoque para responder a seguinte pergunta: hipoteticamente, quantas ações ordinárias estariam em circulação se todas as opções no dinheiro fossem exercidas hoje. No exemplo discutido acima, o exercício por si só aumentaria 10.000 ações ordinárias para o base. No entanto, o exercício simulado proporcionaria à empresa dinheiro extra: produto do exercício de 7 por opção, mais um benefício fiscal. O benefício fiscal é o dinheiro real porque a empresa consegue reduzir seu lucro tributável pelo ganho de opções - neste caso, 13 por opção exercida. Por que o IRS vai cobrar impostos sobre os detentores de opções que pagarão o imposto de renda ordinário sobre o mesmo ganho. (Por favor, note que o benefício fiscal se refere a opções de ações não qualificadas. As chamadas opções de ações de incentivo (ISOs) não podem ser dedutíveis para a empresa, mas menos de 20 das opções concedidas são ISOs.) Vejamos como 100.000 ações ordinárias se tornam 103.900 ações diluídas sob o método do Tesouro-estoque, que, lembre-se, é baseado em um exercício simulado. Nós assumimos o exercício de 10.000 opções no dinheiro, isso adiciona 10.000 ações ordinárias à base. Mas a empresa recupera o produto de exercícios de 70 mil (7 preços de exercícios por opção) e um benefício fiscal em dinheiro de 52,000 (13 ganho x 40 taxa de imposto de 5,20 por opção). Esse é um enorme desconto em dinheiro de 12.20, por assim dizer, por opção para um desconto total de 122.000. Para completar a simulação, assumimos que todo o dinheiro extra é usado para comprar ações de volta. Ao preço atual de 20 por ação, a empresa recompra 6,100 ações. Em resumo, a conversão de 10.000 opções cria apenas 3.900 ações adicionais líquidas (10.000 opções convertidas menos 6.100 ações de recompra). Aqui está a fórmula atual, onde (M) preço de mercado atual, (E) preço de exercício, taxa de imposto (T) e (N) número de opções exercidas: o EPS Pro Forma Captura as Novas Opções concedidas durante o Ano Revisamos como diluído O EPS capta o efeito de opções pendentes ou antigas concedidas em anos anteriores. Mas o que fazemos com as opções concedidas no ano fiscal atual que têm zero valor intrínseco (ou seja, assumindo que o preço de exercício é igual ao preço das ações), mas são caros, no entanto, porque eles têm valor de tempo. A resposta é que usamos um modelo de preços de opções para estimar um custo para criar uma despesa que não seja caixa, o que reduz o lucro líquido reportado. Considerando que o método do Tesouro-estoque aumenta o denominador da relação EPS, adicionando ações, a despesa pró-forma reduz o numerador do EPS. (Você pode ver como o gasto não contabiliza duas vezes como alguns sugeriram: o EPS diluído incorpora bolsas de opções antigas, enquanto a despesa pró-forma incorpora novos subsídios). Revisamos os dois principais modelos, Black-Scholes e binômio, nas próximas duas parcelas deste Série, mas seu efeito é, geralmente, produzir uma estimativa de custo justo de custo entre 20 e 50 do preço das ações. Embora a regra contábil proposta que exija a despesa é muito detalhada, o título é o valor justo na data da concessão. Isso significa que o FASB quer exigir que as empresas estimem o valor justo das opções no momento da concessão e registrar (reconhecer) essa despesa na demonstração do resultado. Considere a ilustração abaixo com a mesma empresa hipotética que analisamos acima: (1) O EPS diluído baseia-se na divisão do lucro líquido ajustado de 290.000 em uma base de ações diluídas de 103.900 ações. No entanto, sob pro forma, a base de compartilhamento diluída pode ser diferente. Veja nossa nota técnica abaixo para mais detalhes. Primeiro, podemos ver que ainda temos ações ordinárias e ações diluídas, onde ações diluídas simulam o exercício de opções anteriormente concedidas. Em segundo lugar, assumimos ainda que foram concedidas 5.000 opções no ano em curso. Vamos supor que nosso modelo estima que valem 40 do preço das ações 20, ou 8 por opção. A despesa total é, portanto, 40.000. Em terceiro lugar, uma vez que as nossas opções acontecem com um colete de falésia em quatro anos, amortizaremos a despesa nos próximos quatro anos. Este é um princípio de correspondência de contabilidade em ação: a idéia é que nosso empregado estará prestando serviços durante o período de aquisição, de modo que a despesa possa ser distribuída durante esse período. (Embora não o tenhamos ilustrado, as empresas podem reduzir a despesa em antecipação à perda de opções devido à rescisão dos empregados. Por exemplo, uma empresa poderia prever que 20 das opções outorgadas serão perdidas e reduzirão a despesa de acordo.) Nosso anual anual A despesa para a concessão de opções é de 10.000, as 25 primeiras das 40.000 despesas. Nosso lucro líquido ajustado é, portanto, 290.000. Nós dividimos isso em ações ordinárias e ações diluídas para produzir o segundo conjunto de números pro forma EPS. Estes devem ser divulgados em uma nota de rodapé, e provavelmente exigirão reconhecimento (no corpo da demonstração do resultado) para os exercícios fiscais que começam após 15 de dezembro de 2004. Uma nota técnica final para os valentes Existe um tecnicismo que merece alguma menção: Usamos a mesma base de ações diluídas para cálculos de EPS diluídos (EPS diluído relatado e EPS diluído pro forma). Tecnicamente, sob ESP pro diluído pro forma (item iv no relatório financeiro acima), a base de ações ainda é aumentada pelo número de ações que podem ser compradas com a despesa de compensação não amortizada (isto é, além do produto do exercício e do Benefício fiscal). Portanto, no primeiro ano, como apenas 10.000 das 40.000 despesas de opção foram cobradas, os outros 30.000 hipoteticamente poderiam recomprar mais 1.500 ações (30.000 20). Isto - no primeiro ano - produz um número total de ações diluídas de 105.400 e EPS diluído de 2.75. Mas no ano seguinte, sendo todos os outros iguais, o 2.79 acima seria correto, pois já teríamos terminado de gastar os 40.000. Lembre-se, isso só se aplica ao EPS diluído pro forma em que estamos passando opções no numerador. Conclusão As opções de exoneração são meramente uma tentativa de melhor esforço para estimar o custo das opções. Os defensores têm razão em dizer que as opções são um custo, e contar algo é melhor do que não contar nada. Mas eles não podem reivindicar estimativas de despesas são precisas. Considere nossa empresa acima. E se o estoque pombasse para 6 no próximo ano e fiquei lá. Em seguida, as opções seriam totalmente inúteis, e nossas estimativas de despesas resultariam significativamente exageradas enquanto nosso EPS seria subavaliado. Por outro lado, se o estoque melhorasse do que o esperado, nossos números de EPS teriam sido exagerados porque nossa despesa acabaria por ser subestimada. NOTÍCIAS DE PROPOSTA 07 31 02 Planos de FASB sobre a contabilização de opções de ações de funcionários Norwalk, CT, 31 de julho de 2002mdash A contabilidade Para as opções de ações dos empregados recebeu atenção renovada nos últimos meses. Nas últimas semanas, houve dois desenvolvimentos importantes. Várias grandes empresas americanas anunciaram suas intenções de mudar seu método de contabilização de opções de ações de empregados para uma abordagem que reconheça uma despesa pelo valor justo das opções outorgadas na obtenção de ganhos reportados. Entendemos que várias outras empresas também estão considerando adotar esse método. O FASB aplaude essas empresas porque o reconhecimento da despesa de compensação referente ao valor justo das opções de compra de ações outorgadas é a abordagem preferencial segundo as normas contábeis vigentes nos EUA (FASB Statement No. 123, Accounting for Stock-Based Compensation). É também o tratamento defendido por um número cada vez maior de investidores e outros usuários de demonstrações financeiras. Quando o FASB desenvolveu o FAS 123 em meados da década de 1990, o Conselho propôs que exigisse esse tratamento porque achava que esta era a melhor maneira de relatar o efeito das opções de ações de empregados nas demonstrações financeiras de uma empresa. O FASB modificou essa proposta diante de uma forte oposição de muitos na comunidade empresarial e no Congresso que ameaçaram diretamente a existência do FASB como setter padrão independente. Assim, enquanto o FAS 123 prevê que o reconhecimento de despesa pelo valor justo das opções de compra de ações outorgadas é a abordagem preferível, permitiu o uso contínuo de métodos existentes com divulgação nas notas de rodapé das demonstrações financeiras do efeito pro forma sobre o lucro líquido e o lucro Por ação como se o método de reconhecimento de despesas preferível tivesse sido aplicado. Até agora, apenas um punhado de empresas elegeu para seguir o método preferível. O International Accounting Standards Board (IASB) concluiu suas deliberações sobre a contabilização de pagamentos baseados em ações, incluindo opções de ações de empregados, e anunciou planos para emitir uma proposta de comentário público no quarto trimestre de 2002. Essa proposta exigiria que as empresas que utilizam o IASB Padrões para reconhecer, a partir de 2004, o valor justo das opções de compra de ações de empregados outorgadas como uma despesa ao chegar nos ganhos reportados. Embora existam algumas diferenças importantes entre as metodologias da proposta do IASB e as contidas no FAS 123, a abordagem básica é a medição do valor samemdashfair das opções de compra de ações concedidas com reconhecimento de despesas durante o período de aquisição das opções. O FASB vem trabalhando ativamente Com o IASB e outros importantes setores nacionais de padrões para promover a convergência das normas contábeis nos principais mercados mundiais de capitais. O Conselho tem acompanhado atentamente as deliberações do IASBrsquos sobre pagamentos baseados em compartilhamento e exorta todas as partes interessadas a apresentar comentários ao IASB sobre sua proposta, uma vez que seja lançado no final deste ano. Além disso, o FASB planeja emitir um Convite para Comentar resumindo as propostas da IASBrsquos e explicando as principais diferenças entre suas provisões e as normas contábeis vigentes dos EUA. O FASB irá então considerar se deve propor qualquer alteração nos padrões dos EUA sobre a contabilização da remuneração baseada em estoque. Entretanto, em resposta a solicitações de empresas que consideram mudar para o método preferencial de acordo com o FAS 123, o FASB também planeja considerar em sua reunião pública de 7 de agosto se deve realizar um projeto de alcance limitado e de alcance limitado relativo à provisão de transição No FAS 123. Aplicado literalmente, a provisão de transição existente no FAS 123 exigiria que empresas que optarem por mudar para o método preferencial para o fazer de forma prospectiva para as opções de ações outorgadas após a data da alteração. Esta provisão de transição era apropriada quando o FAS 123 foi emitido em 1995 porque, naquela época, as empresas não possuíam informações de avaliação disponíveis relativas a concessões anteriores de opções de ações de empregados. No entanto, isso não é mais o caso dado os requisitos de divulgação que agora estão vigentes desde 1995 no FAS 123. Sobre o Conselho de Normas de Contabilidade Financeira Desde 1973, o Conselho de Normas de Contabilidade Financeira foi a organização designada no setor privado para estabelecer padrões De contabilidade financeira e relatórios. Esses padrões regem a elaboração de relatórios financeiros e são oficialmente reconhecidos como autorizados pela Securities and Exchange Commission e pelo American Institute of Certified Public Accountants. Esses padrões são essenciais para o funcionamento eficiente da economia porque os investidores, credores, auditores e outros confiam em informações financeiras credíveis, transparentes e comparáveis. Para mais informações sobre o FASB, visite nosso site no fasb. org. O Conselho de Normas de Contabilidade Financeira Servindo o público investidor através de informações transparentes resultantes de padrões de relatórios financeiros de alta qualidade desenvolvidos em um processo aberto, privado, privado e aberto.
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